fbpx

Por que a Gestão de Processos?

Processos claros e bem estabelecidos são fundamentais para que as organizações alcancem melhor desempenho. Importante também ressaltar que os processos do negócio devem estar completamente alinhados com as estratégias estabelecidas pela empresa.

Um processo é um conjunto de atividades devidamente sequenciadas, atividades essas que devem ser executadas por determinados responsáveis. Toda empresa possui processos, mas para que a empresa possa usufruir o máximo deles uma boa gestão é essencial.

É aí que entra a gestão de processos. As empresas que adotam este modelo têm maior chance de se tornarem mais eficientes, controladas e organizadas, além de minimizar desperdícios e entregar produtos e serviços aos seus clientes com maior qualidade.

Ao contrário do que muitos pensam a gestão de processos é muito mais do que desenhar (ou mapear) processos. A gestão de processos é algo que envolve uma visão sistêmica do negócio. Grande parte dos processos da empresa estão interligados, todos os processos possuem entradas e saídas e normalmente a saída de um é entrada para outro. Imagine um sistema de engrenagens. Pois é, elas estão interligadas e um engrenagem junta a outras é que permite o perfeito funcionamento de algo. É assim nos negócios…o sucesso vem com cada processo sendo muito bem executado.

A gestão de processos está muito relacionada com o ciclo PDCA. Um verdadeiro gerenciamento dos processos vai envolver as seguintes etapas:

Planejamento: onde será necessário estabelecer, mapear e desenhar os processos (normalmente através de fluxogramas);

Execução: é a implantação na prática do processo como ele deve ser e após devida capacitação das pessoas envolvidas;

Verificação: momento de analisar e avaliar os resultados demonstrados pelos processos o que deve ser feito através de indicadores previamente determinados e monitorados;

Melhoria: baseado nos resultados dos indicadores, os processos devem estar constantemente sendo aperfeiçoados. Lembrando que estamos falando de melhorar a eficiência e a eficácia, assim como otimizar recursos e eliminar perdas e desperdícios. Todas essas questões devem ser consideradas.

Adote a gestão de processos e os negócios e resultados prosperarão.