fbpx

Produção enxuta, ISO 9001, gerenciamento por processos, controle estatístico, BSC, seis sigma, programa 5S e tantas e tantas outras filosofias e ferramentas da qualidade. Tudo verdadeiramente muito bom, mas afinal o que é melhor para a sua empresa, o que traz resultados mais satisfatórios? Depende.

 

Certamente não há isso ou aquilo que seja garantia de sucesso e não só porque dependerá de quem estará envolvido com a implantação, mas muito também porque cada empresa é uma empresa única – as pessoas da empresa são únicas, o porte das empresas varia bastante, assim como o público ao qual elas atendem. Não é porque deu certo na empresa ao lado, que dará na minha. Portanto, não há fórmula pronta, não há fórmula mágica.

 

Existe muita coisa boa, que se bem estruturada e aplicada pode ajudar muita empresa. E esqueça que é preciso investir enormes valores, pois existem muitas ferramentas e práticas simples de implementar e altamente eficazes. Também não estou falando em se apegar a aplicar uma ferramenta ou uma filosofia exatamente como ela é ou porque você leu num livro ou artigo que ela é boa. Reflita com aquilo que você sabe da sua empresa e adapte se necessário. Outra dica é buscar um pouco daqui e dali e criar o seu próprio sistema ou filosofia de trabalho.

 

O que é importante é que qualquer coisa que seja implementada deve trazer benefícios. E esses benefícios devem estar relacionados com pelo menos uma dessas três frentes: aumento da eficiência, melhoria da eficácia ou agregação de valor ao produto ou serviço, porque são elas que farão com que os resultados sejam melhor alcançados.

 

Vou dar um exemplo: conheci uma empresa onde basicamente se aplicavam alguns dos requisitos da ISO 9001, existia um bom planejamento estratégico, o foco das pessoas estava sempre em eliminar desperdícios e otimizar os processos, se praticava muito KAIZEN e aliado a isso, existia muito engajamento dos colaboradores. Era bonito de se ver e os resultados melhoravam a cada dia.

 

Por fim, uma consideração bastante pessoal. Não sou adepto de burocracia e sim de coisas simples e práticas, desde que eficazes. Mais uma vez: esqueça as fórmulas prontas. Faça uma reflexão do que pode ser melhorado, avalie as melhores formas de alcançar os resultados, planeje bem, engaje as pessoas e execute. Com o tempo, reveja o que foi feito e refaça ou ajuste se necessário, tudo sempre em equipe. Os resultados virão.

 

Sorte e sucesso!

 

Romero Lincoln

Gostou? Compartilhe: