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Com foco no alcance de objetivos da organização, o OKR é uma metodologia de gestão que vem sendo bastante utilizada por cada vez mais empresas, como no caso do Google. Devido a isso, muitos administradores e gestores estão buscando aplicar este método em seus negócios, porém algumas vezes sem conhecer muito bem esta metodologia, o que pode levar a práticas ineficientes e sem muitos benefícios para a empresa. Enquanto que o OKR bem utilizado traz diversos ganhos para as organizações e para as equipes que a compõem.

Mas como fazer a aplicação correta dessa metodologia? Primeiro, é preciso entender o significado real da sigla OKR: objetivos e resultados chaves (do inglês objectives and key results). Também é preciso conhecer antes muito bem a missão e visão da empresa para que os objetivos possam ser traçados de maneira precisa, pois são eles que guiarão toda equipe de colaboradores para alcançar os resultados desejados. Muito importante se perguntar (como empresa): “para onde eu quero ir?”. Após responder a esta pergunta é fundamental definir objetivos claros e não confundi-los com tarefas, ou seja, objetivos qualitativos, motivadores, inspiradores e principalmente ambiciosos.

Com os objetivos traçados e todos seguindo na mesma direção, o segundo passo é definir os resultados chaves (ou KR’s) que precisam ser desafiadores e quantitativos para medir bem o progresso da organização. Como boa prática devem ser definidos de 2 a 5 KR’s para cada objetivo a alcançar e tarefas devem ser estabelecidas pelas próprias equipes, com o intuito de alcançar os resultados desejados. Com o OKR a empresa deixa de gerir tarefas e passa a gerir resultados.

Importante notar também a necessidade de acompanhar os OKR’s em ciclos. Os três ciclos principais são: o anual, o trimestral e o semanal (essa frequência pode mudar de empresa para empresa, mas tende a seguir esse padrão).

Para conquistar a melhoria desejada não basta aplicar o OKR de qualquer maneira e esperar efeitos surpreendentes. É preciso entender muito bem cada uma das etapas desse método e como aplicá-las de forma efetiva na organização. Assim, os resultados colhidos serão os desejados. Mudança de cultura também é necessário.

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