Antes de começarmos a falar sobre OKRs poderosos vamos primeiro relembrar o que são OKRs.
OKR é uma metodologia, um pensamento de gestão. Ele tem como principal propósito proporcionar um pensamento disciplinado. Um forte engajamento, um alto nível de comprometimento de todos com vistas a atingir objetivos em comum.
Quando nos referimos a OKR estamos na verdade nos referindo a Objetivos (O) e KR (Key Results, ou Resultados Chaves). Podem ser utilizados por qualquer empresa de qualquer porte ou segmento. Pode ser utilizado, inclusive, para conquistas pessoais. OKR é para todos!
Como definir OKRs?
Para criar um OKR pense no seguinte: O “O” é para onde eu vou. É o objetivo que se pretende conquistar. Você não trabalha esse objetivo sozinho e nem vai saber se conquistou por inferência. O objetivo será medido por um conjunto de resultados que são os KRs. Então, de maneira simples: o objetivo é o que queremos alcançar, para onde eu, minha organização, o time, etc. vai. Os resultados chaves indicam como medir o progresso em relação a esse objetivo. Ou seja, se estou chegando lá, se já cheguei ou estou muito distante.
E como criar OKRs poderosos?
Para começar bem, objetivos devem ser inspiradores, por exemplo: “conquistar a extrema e magnânima confiança dos nossos clientes”. É isso mesmo, use a imaginação. Já o KR deve ser mensurável (obrigatoriamente) e de preferência deve-se partir de um número, de um referencial, para outro. Por exemplo: elevar o nível de satisfação dos clientes de 65% para 95%.
Com base no que comentamos e recapitulando, o objetivo é onde queremos chegar: conquista da extrema confiança dos clientes. O KR vai indicar se conseguiu-se atingir este objetivo, que no exemplo seria atingir um nível de satisfação acima de 95%. Ou seja, existe alinhamento.
Para definir objetivos poderosos nós precisamos de uma declaração que seja inspiracional, mas que possa ser atingida dentro de um universo de tempo, isso é importante. Nunca esqueça disso, pois pode gerar desmotivação. Outro ponto importante é que todos devem ser capazes de entender o objetivo, que deve ser o mais claro possível.
Depois de criados os poderosos objetivos, chega o momento de definir os KRs poderosos. Já dissemos que eles precisam ser mensuráveis, precisam ser compostos por números. Podem ser ambiciosos, mas cuidado de novo. Eles precisam ser possíveis de serem alcançados. E aqui vale um ponto a se considerar: possivelmente ações serão necessárias para atingir os OKRs. É o que chamamos de iniciativas e a gente fala mais sobre isso já.
Com objetivos e resultados chaves claros e bem definidos fica mais fácil de promover o engajamento e comprometimento de todos os envolvidos com os principais propósitos da organização.
Vale considerar também que OKR é diferente de KPI. A gente detalha sobre isso em outro momento, mas apenas à título de introdução, KPI tem a ver normalmente com algo que precisa ser apenas monitorado ou que talvez já faça parte da rotina. OKR é algo que se pretende conquistar, é algo a mais.
Depois de definir OKR, não esqueça das Iniciativas
Para finalizar e complementar o jogo, existem as iniciativas que nada mais são do que uma ou um conjunto de ações que indicarão o precisamos fazer para chegar lá.
Resumindo: O objetivo é o que se quer alcançar, o KR é o como eu saberei se cheguei lá e as iniciativas o que eu preciso fazer para chegar lá.