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O poder da ISO 9001

A norma ISO 9001 é um excelente modelo de gestão, cujos requisitos podem ser implementados por toda e qualquer empresa. Mesmo para aquelas que não tenham a pretensão de buscar uma certificação, implementar esses requisitos parcial ou na sua totalidade pode trazer melhoria da qualidade e também melhoria na eficiência dos processos. Implementar a norma trará no mínimo mais organização e controle.

Falaremos sobre 6 importantes aspectos que a norma aborda e que todo negócio deveria cuidar. Os termos explorados aqui podem não coincidir com aqueles mencionados pela norma, mas a versão original da NBR ISO 9001 pode ser encontrada aqui: https://www.abntcatalogo.com.br/.

 

Análise de cenários
Um dos primeiros itens da norma trata de como devemos nos preocupar para levantar e analisar questões internas e externas que podem afetar o propósito e direcionamento da organização. Questões internas podem se referir à tecnologia empregada, pessoas, estrutura, processos internos, etc. Questões externas referem-se à economia, política, legislação e tudo mais que vem do meio externo. Tanto as questões positivas (pontos fortes), quanto questões negativas (pontos fracos) devem ser analisadas. Tudo isso se assemelha a uma matriz de SWOT usada muitas vezes no desenvolvimento de um planejamento estratégico.

 

Ações para abordar riscos e oportunidades
Neste quesito da norma, que está diretamente relacionado ao da análise de cenários, o que se deverá levar em conta é o que será feito para maximizar as questões positivas ou minimizar os impactos das questões negativas levantadas anteriormente. De novo, isso tem a ver com planejamento estratégico. Que toda organização deve possuir, certo?

 

Processos
A norma trata processos como uma questão chave e não poderia ser diferente. Toda empresa é composta por processos e estes processos precisam estar determinados, com suas relações e recursos necessários muito claros. Responsabilidades também precisam estar definidas e esses processos precisam ser monitorados, devendo serem melhorados constantemente. Para uma organização que quer se tornar cada vez mais eficiente, isso é fundamental.

 

Fluxo de Processo

 

Competência das pessoas
Segundo Deming, “a maioria dos problemas não estão nas pessoas e sim nos processos”. Entretanto, sem pessoas dificilmente (ainda) não conseguiremos operar e gerenciar 100% dos processos. E não podem ser quaisquer pessoas. É preciso definir competências a serem respeitadas para cada um dos cargos. Se as pessoas não possuem as competências desejadas precisamos prepará-las adequadamente. Toda empresa para obter sucesso precisa possuir um bom produto ou serviço, processos bem estabelecidos e pessoas. Precisamos cuidar destas últimas para extrairmos o melhor delas.

 

Análise e avaliação de dados e informações
Não se deve tomar decisões com base na sorte. Os processos quando monitorados nos trarão informações e as medições em conjunto nos permitirão analisar melhor a situação e os fatos e sermos mais assertivos no estabelecimento de ações de melhoria. Você já deve ter escutado: “não se pode gerenciar o que não se mede”.

 

Indicadores

 

Tratamento de não conformidades
Não conformidade, segundo a norma, é o não atendimento a um requisito qualquer. Não conformidade é um problema, é uma anomalia, é algo que foge daquilo que pretendemos. Devemos eliminar as causas das não conformidades com o propósito de que elas não voltem a ocorrer. Será que não faz sentido eliminarmos aquilo que nos prejudica?

 

Esses são apenas alguns temas dentre outros superimportantes que toda empresa como mencionado deve cuidar. Por isso, por que não tomar as recomendações da norma, implementá-la ou criar o seu próprio modelo? Pense nisso, invista na gestão da sua empresa, extraindo tudo de bom que esta norma pode oferecer. Apenas uma ressalva: implemente de verdade!

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