Imagine só um arquiteto. Uma figura que é responsável por fazer todo o planejamento de uma construção, desde criar plantas, espaços internos e externos, verificar a funcionalidade de todos os ambientes, definir todos os materiais necessários e até propor as melhores soluções para seus clientes. Você contrataria um arquiteto que não analisa e nem planeja o local antes de iniciar o desenho do ambiente? Você não confiaria que o trabalho iria ficar condizente com a realidade e que o resultado final fosse ficar como o esperado, não é?
O mesmo ocorre com planejamento estratégico de uma empresa. Não há como ter certeza ou ao menos confiar que aquela determinada meta irá ser alcançada se não traçar uma estratégia para de fato atingi-la no período imaginado. É a partir do planejamento estratégico prévio que etapas e meios a se seguir serão pensados e planejados para atingir os objetivos almejados do seu negócio, sejam eles a curto, médio ou longo prazo. Vale ressaltar que tudo deve ser planejado de forma coerente para que se obtenha uma execução assertiva.
Não é mistério para ninguém que todo gestor sonha em ter a sua empresa num alto patamar de sucesso e, para isso, é necessário seguir uma série de tarefas que estão presentes no planejamento estratégico. Mesmo porque, um dos primeiros tópicos que precisa estar bem definido é onde você almeja chegar e como você planeja chegar. Dessa maneira, toda e qualquer organização deve ter em sua estrutura um bom, bem aplicado e bem acompanhado plano de estratégias.
Definir a visão e missão da empresa, analisar os cenários existentes, definir objetivos claros e concisos, analisar a concorrência, construir um plano de ação com estratégias práticas e reais e definir indicadores de acompanhamentos são as principais tarefas compostas dentro da elaboração deste plano.
Visto isso, para que não haja consequências negativas internas e externas ligadas a empresa, é de suma importância que o plano não seja feito de maneira inexperiente, aleatória, irresponsável ou na base da tentativa e do erro.
Acompanhe abaixo a sequência ideal para aplicar o plano de forma objetiva e benéfica para o seu negócio:
Análise de cenários ➡ Diretrizes: Missão, Visão e Valores ➡ Objetivos estratégicos ➡ Iniciativas estratégicas ➡ Indicadores e metas ➡ Planos de ações (estratégias) ➡ Monitoramento, controle e feedback.
Aplicando essas etapas de forma analisada e estruturada com o auxílio de quem é expert no assunto, a empresa ficará fortalecida e estará mais perto de alcançar o alto patamar de organização e resultados que todo gestor almeja!