Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. Talvez você já deva ter escutado esta frase. Se não, pesquise sobre a fábula “Alice no País das Maravilhas” e entenderá. Pode parecer ficção, mas não é.
Como uma organização que almeja sucesso precisa ter seu pensamento pautado no que quer atingir, ou seja onde quer chegar, a primeira frase deste texto não pode se aplicar a ela, ou seja, onde se quer chegar precisa estar claro. Por isso, definir objetivos a serem conquistados e estabelecer as ações que precisam ser executadas para conquistar esses objetivos é fundamental para toda e qualquer empresa, toda mesmo. Toda organização deveria ter como prioridade a estruturação e acompanhamento de um planejamento estratégico.
A elaboração de um plano estratégico envolve alguns passos que normalmente e de maneira bastante simplificada podem estar divididas como abaixo:
Definição de Contexto
Tradicionalmente aqui são estabelecidas a missão, a visão e os valores da empresa. E muitas organizações comentem grandes erros já nesta etapa. Por quê? Porque estabelecem essas questões não de forma séria e pensando realmente nos seus propósitos, mas por vezes apenas para se mostrarem para o mercado. Vale reforçar aqui a importância, principalmente, do conceito de “visão” que é para onde as estratégias/objetivos da empresa quando definidos mais na frente deverão estar apontando.
Análise de Cenários
Nesta etapa são analisados os famosos pontos fortes e fracos da organização (cenário interno) e as oportunidades e ameaças que estão lá do lado de fora (cenário externo). Definir bem estes cenários é importante, pois as questões levantadas serão levadas em consideração também na concepção das estratégicas da empresa. Em alguns casos nesta etapa são usadas ferramentas como a famosa Matriz de SWOT e a Análise PESTEL.
Definição de Estratégias e Plano de Ação
Considerando onde se quer chegar (visão) e as questões internas e externas, aqui serão pensadas e definidas as melhores ações para concretizar esta visão. Prazos e responsáveis não podem ser esquecidos e essas ações devem ser minuciosamente implementadas e acompanhadas. Um mapa (gráfico) estratégico costuma ser construído nesta etapa.
Definição de Indicadores de Acompanhamento
Aqui são estabelecidos metas e indicadores que permitirão avaliar se os objetivos estratégicos estão sendo atingidos. Se os objetivos estão realmente alinhados com a visão, os indicadores também sinalizarão se a visão será alcançada.
Não são muitas etapas, mas tudo deve ser bem analisado e estruturado.
O planejamento estratégico está completamente alinhado ao CICLO PDCA. Por isso, não é uma coisa que se estabelece, cria-se um documento e para por aí. As análises de objetivos a serem conquistados, análises de cenários e definição de ações são apenas o primeiro passo (P: plan – planejar). Executar as estratégias e ações da melhor maneira possível (D: do – executar) são fundamentais para concretização dos objetivos, claro desde que essas ações tenham sido definidas de forma correta. De maneira periódica e comumente a cada três meses os resultados dos indicadores e cumprimento das ações devem ser analisados (C: check – checar). Após as análises, ajustes e correções podem ser realizadas nas estratégias e ações (A: action – agir).
Como um ciclo constante, tudo deve se repetir e sempre se realizando os ajustes de percurso necessários, baseando-se em possíveis mudanças externas e internas. Assim a organização vai garantindo de forma muito mais estruturada o alcance dos resultados pretendidos. Vale reforçar que além da aplicação da metodologia do planejamento estratégico, deve ser trabalhada internamente e fortemente a cultura do “pensamento estratégico”. Atividades, projetos e processos devem estar alinhados a esse pensamento/conhecimento estratégico para que tudo convirja nos resultados pretendidos.
Implemente o Planejamento e o Pensamento Estratégico e assim, Fortaleça o Negócio!