Uma empresa de consultoria é composta de consultores e eles têm a missão de mostrar novos caminhos/oportunidades a seguir, replicar métodos, ferramentas e estratégias de sucesso. É papel dela permitir que aqueles que compõem o negócio possam refletir onde e como performar melhor. Porém, sem o poder de tomada de decisão e execução.
A contratação de uma empresa de consultoria, de fato, pode ajudar sua empresa, pois irá suprir alguma deficiência que um negócio possui e que nem sempre pode estar visível. Logo, toda consultoria séria inicia-se com um diagnóstico preliminar que irá identificar o quê, como e onde deve ser melhorado. Os investimentos variam de acordo com as soluções ofertadas, mas a verdade é que pode ser muito mais barato buscar ajuda externa do que contratar um time inteiro de especialistas.
O que deve se estar bem claro é que o consultor não executa tarefas. Ele analisa a situação atual e riscos inerentes e orienta quanto às oportunidades para de melhoria.
E que profissional ou empresa escolher? Bem, muito cuidado nessa hora. Sem querer tirar o mérito de alguém, há de se concordar, que para poder contribuir com soluções eficazes que realmente tragam resultados, elas já precisam ter sido vivenciadas ou testadas. O profissional precisa ter experiência de mercado, ter passado por situações reais que o tenham preparado para enfrentar diferentes situações e de preferência por vários segmentos de empresa. É evidente que um consultor precisa ter expertise, por isso, fica aqui uma dica: não adianta uma empresa de consultoria ter 10 ou 20 anos de mercado e designar para o seu projeto um consultor com perfil de recém formado, não pelo menos a depender do nível de complexidade e necessidade de melhoria da sua empresa.
Concluindo, procure uma empresa e profissionais sérios e provavelmente a empresa obterá resultados com o trabalho de consultoria.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e leia mais assuntos interessantes!
Autor: Romero Lincoln